Grupo RBS

Máfia das Próteses

  • Logotipo RBS TV

Autor:

Giovani Grizotti (repórter)

Pacientes ludibriados, convênios lesados, poder público enganado e criminosos enriquecendo impunemente: este foi o contexto que uma reportagem da RBS TV mostrou ao Brasil inteiro ao revelar um complexo esquema montado por médicos ortopedistas e fabricantes de próteses.

O repórter Giovani Grizotti foi o responsável pela reportagem investigativa que expôs e ajudou a denunciar essa história.

Um médico entrou em contato comigo com o desejo de denunciar o que sabia. Giovani Grizotti - RBS TV

A partir de denúncias que surgiram em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, a equipe da RBS TV trabalhou durante meses investigando e documentando a conduta imoral, ilegal e perigosa dos ortopedistas e dos fabricantes de próteses.

Os envolvidos nas transações eram cuidadosos e desconfiados. Para estabelecer a confiança e levantar todas as informações necessárias, Grizotti precisou criar um personagem e montar um consultório falso dentro de um hospital. Como consequência, o repórter foi obrigado a circular com escolta por um período.

Foi aí que surgiu a ideia de participar de congressos de medicina infiltrado como um médico. Giovani Grizotti - RBS TV

O trabalho jornalístico durou meses e identificou o funcionamento de uma máfia que lucrou com cirurgias superfaturadas e próteses de má qualidade. Médicos e fabricantes mal-intencionados dividiam os lucros e enriqueciam, enquanto pacientes sofriam e o governo, em parte dos casos, arcava com a conta.

A série de reportagens trouxe à tona um esquema que operou durante anos na mais completa impunidade, provocando uma reação imediata de órgãos fiscalizadores e da própria iniciativa privada.

Grizotti disfarçado de médico Grizotti disfarçado de médico

A partir desta reportagem:

Investigações foram iniciadas e conduzidas pela Polícia Civil e pela Polícia Federal. O trabalho jornalístico continuou por meses após as primeiras reportagens irem ao ar, resultando na criação de força-tarefa especial do governo federal e em mudanças na fiscalização.

Mais de 0 de telespectadores impactados no RS e em SC*
Criação de 0 CPIs no Congresso
Criação de 0 CPI na Assembleia Legistlativa do RS

*Fonte: IBOPE MW, FANTÁSTICO, ALCANCE INDIVIDUAL PROJETADO PARA OS TELESPECTADORES POTENCIAIS DAS EMISSORAS DA RBS TV NO RS E EM SC. GDE. POA E GDE. FLN. PRAÇAS DO INTERIOR. MÉDIA AGO 2015. MAI/JUN 2015.

Muitas vezes, as pessoas acabam recorrendo ao jornalismo investigativo porque outras portas se fecham. Giovani Grizotti - RBS TV

O Grupo RBS acredita que informar é transformar.

A reportagem "Máfia das Próteses" forneceu informações para autoridades e responsáveis regularizarem a situação, impactando a vida de milhares de brasileiros.

E você? De que forma pretende fazer a diferença?

Sugira uma pauta

Fechar

Nosso papel é contar histórias que sejam relevantes para você. Deixe aqui sua sugestão e colabore para a transformação da realidade.

Mensagem enviada com sucesso

Ops. Ocorreu um problema ao tentar enviar sua mensagem. Tente novamente mais tarde ou contate o administrador