Grupo RBS

Vidas Compartilhadas

  • Logotipo RBS TV
  • Logotipo Hora de Santa Catarina

Autores:

Laine Valgas, Kíria Meurer e Gabriela Wolff (repórteres)

Acreditamos que comunicação faz acontecer quando contamos histórias como a do João Vitor, que recebeu um transplante de parte do fígado, e da Tatiana, doadora que, mesmo sem conhecê-lo, enfrentou um grande desafio para ajudar o menino. É nosso papel mostrar para a sociedade exemplos que inspirem e contribuam para a solidariedade. E essa foi a motivação da reportagem do jornal Hora de Santa Catarina e da RBS TV: orientar as pessoas e influenciar a transformação.

Num determinado momento, a Tatiana chegou lá e disse: se eu for compatível, eu doo meu fígado. Laine Vargas - RBS TV

Tatiana faz teste de compatibilidade

Durante um culto evangélico em Santo Amaro da Imperatriz (SC), Tatiana Solonca conheceu a avó de um menino de três anos com câncer de fígado. A senhora rezava para que seu neto encontrasse um doador compatível. A família buscava há mais de um ano.

Comovida pela história, mesmo sem conhecer a família, Tatiana fez um teste que apontou a compatibilidade e se comprometeu a perder 28 quilos em oito meses para poder ajudar João Vitor.

Eu precisava recuperar a minha saúde para dar saúde a ele. Tatiana Solonca

Quando a Tati foi se pesar, foi um momento extremamente tenso. Kíria Meurer - RBS TV

A luta foi difícil, mas a cirurgia foi um sucesso. O jornal Hora de Santa Catarina e a RBS TV acompanharam a história de Tatiana e João Vitor em várias reportagens e apresentaram um panorama sobre transplantes no país.

Nos meses seguintes, veículos de todo o Brasil repercutiram a reportagem. Além da reflexão sobre a importância da doação de órgãos, fica a mensagem de que cada um nós é capaz de transformar realidades.

A partir desta reportagem:

Mais de 0 de telespectadores impactados no RS e em SC*
Mais de 0 leitores impactados na Grande Florianópolis**
Mais de 0 visitas ao site do Fantástico
Mais de 0 compartilhamentos do vídeo da matéria

*Fonte: IBOPE MW. FANTÁSTICO, ALCANCE INDIVIDUAL PROJETADO PARA OS TELESPECTADORES POTENCIAIS DAS EMISSORAS DA RBS TV NO RS E EM SC. GDE. POA e GDE. FLN. PRAÇAS DO INTERIOR. MÉDIA AGO 2015. MAI/JUN 2015.

**Fonte: IPSOS MARPLAN. OUT13/SET14. AMBOS OS SEXOS. 10+ ANOS. GDE FLN.

imagem mosaico imagem mosaico imagem mosaico Créditos: Betina Humeres
Eu quero contar mais histórias assim. Laine Valgas - RBS TV

O Grupo RBS acredita que informar é transformar.

A história da Tatiana e do João Vitor chegou a milhões de leitores e telespectadores e, de alguma forma, impactou vidas e inspirou pessoas a transformarem a realidade a sua volta.

E você? De que forma pretende fazer a diferença?

Sugira uma pauta

Fechar

Nosso papel é contar histórias que sejam relevantes para você. Deixe aqui sua sugestão e colabore para a transformação da realidade.

Mensagem enviada com sucesso

Ops. Ocorreu um problema ao tentar enviar sua mensagem. Tente novamente mais tarde ou contate o administrador